Armazém Alverca

O cliente possuía um lote de terreno em Vila Franca, junto à CREL, onde pretendia construir um armazém de logística, que tivesse visibilidade da Autoestrada e representasse a imagem da empresa.

O terreno em questão situa-se numa faixa de solos afectos à estrutura ecológica urbana e uma faixa de servidão à autoestrada impossível de construir, o que levou à necessidade de uma grande intervenção ao nível paisagista, para enquadramento da construção.

Ultrapassadas todas as condicionantes legais e feita a implantação do polígono do edifício, segundo o programa teria de haver uma área prevista para escritórios e a restantes áreas seriam para armazém. Implantou-se a área administrativa de escritórios mais perto da chegada ao lote, libertando o restante para manobra de camiões.

O armazém foi pensado com um revestimento de chapas de alumínio lacadas à cor da empresa no piso superior e painéis de betão prefabricados no piso inferior por questões de resistência. Estes dois materiais foram aplicados segundo uma métrica que serviu de mote para toda a intervenção, ritmando todas as portas de emergência, todos os envidraçados da área administrativa e todas as entradas de luz para o armazém em chapas de policarbonato.

Para marcar, mas também proteger a entrada na área administrativa que se trata também de uma zona de permanência para quem chega, desenhou-se uma pala que se transforma em varanda no piso superior, que veio trazer ao conjunto um movimento e uma estética muito característica e de destaque.

Localização:
Alverca